Gianluca Pagliuca nasceu em 18 de Dezembro de 1966 em Bologna, Itália. E foi na própria equipe local que iniciou sua carreira como jogador. Após alguns anos nas. Categorias de base se desenvolvendo em 1984 ele foi incorporado a equipe principal. Por lá ficou até 1987 quando a Sampdoria o contratou.
Na Sampdoria sua carreira deslanchou de vez, tornando-se um dos principais integrantes daquela equipe fortíssima que contava com nomes como Vialli, Mancini e Toninho Cerezo. Conquistou diversos títulos e foi integrado ao plantel da seleção italiana.
Pagliuca disputou 3 Copas do Mundo, a de 1990 foi reserva de Walter Zenga (Um dos maiores nomes da história baliza) e nas seguintes de 1994 e 1998 foi titular.
Após a Copa do Mundo de 1994, ele foi contratado pela Internazionale, equipe na qual ficou por 5 anos sendo uma das referências da equipe de Milão, neste período atuou com grandes nomes do futebol mundial como Zamorano, Diego Simeone , Javier Zanetti, Roberto Baggio e é claro Ronaldo Fenômeno.
Em 1999 Gianluca optou por retornar a sua cidade Natal e voltou a defender as cores do Bologna, ficando até 2006 quando se moveu para o Ascoli sua última equipe, na qual disputou apenas uma temporada, se aposentando com seus 40 anos.
Gianluca, também chamado de "Gato di Caslechio" foi mais um bom goleiro italiano, sempre muito competitivo, ficou marcado por dar um beijo a trave após falhar em um uma defesa simples e a bola tocar a trave antes de recuperá-la.
Dados do Jogador
Nome Completo - Gianluca Pagliuca
Altura - 1,90 m
Posição - Goleiro
Clubes - Bologna, Sampdoria, Internazionale e Ascoli.
Nacionalidade - Italiana
Pé - Destro
Principais Qualidades - Liderança e Regularidade
Jogos disputados: 631 jogos.
Comments